segunda-feira, 12 de março de 2012

Comunicação visual

De acordo com Bruno Munari, artista e designer italiano, comunicação visual é praticamente tudo o que os nossos olhos vêem, isto é, imagens cujo valor varia consoante o contexto em que estão inseridas, transmitindo informações diferentes. Dada a grande diversidade de imagens, é possível distinguir dois tipos de comunicação visual: causal e intencional.

O primeiro tipo - comunicação visual causal - consiste numa mensagem de qualquer tipo livremente interpretada pelo receptor. Já o segundo - comunicação visual intencional - consiste na recepção do significado de uma mensagem na sua totalidade pelo receptor, concretizando assim a intenção do emissor. Exemplo disso é a técnica de emissão de nuvens de fumo dos índios como forma de transmitir uma mensagem precisa através de um código preciso.

Na análise da comunicação visual intencional é necessário ter em conta os seguintes aspectos: a informação estética (mensagem que nos informe, por exemplo, as relações temporais visíveis de transformação de uma forma noutra) e a informação prática (mensagem sem componente estética como, por exemplo, a fotografia do repórter, um sinal de trânsito, etc.). 

Bibliografia:
Munari, Bruno; Design e Comunicação Visual, Ed. 70, 1991.

1 comentário: