quarta-feira, 16 de maio de 2012

Primórdios da infografia

A infografia tal como hoje a conhecemos sofreu uma evolução ao longo do tempo. Para melhor compreender a sua génese, eis alguns exemplos da sua forma precoce: 
Fig. 1 - Bertuch's Bilderbuch fur Kinder. Enciclopédia vocacionada para crianças, publicada entre 1790 e 1830. Os seus doze volumes eram compostos por colecções compactas de infografias a cores.
Fig. 2 - Carte figurative des pertes successives en hommes de l'Armée Française dans la campagne de Russie 1812-1813. Infografia da autoria de Charles Minard na qual estão presentes as seguintes variáveis: a localização do exército de Napoleão e a direcção de marcha; a redução das tropas do exército e as temperaturas negativas durante a retirada.
Fig. 3 - A Química da Geologia. Infografia retirada da obra de Edward Livingston Youmans Chemical Atlas or The Chemistry of Familiar Objects... in a series of beautyfully colored diagrams, publicada em 1855. Esta infografia representa o processo evolutivo, isto é, a transformação química e o fluxo de materiais em diversas camadas geológicas e o seu transporte até camadas superiores.
Fig. 4 - Tree of Life. Um pequeno desenho de Darwin para ilustrar e sintetizar a evolução das espécies que, após a publicação na obra Origin of Species, viria a ser a mais importante infografia do século XVIII.
Fig. 5 - Principles of Geology. A origem e a génese das rochas expressas na ilustração comentada com legendas, retirada da obra de Charles Lyelle.
Fonte: Cadernos de Design e Tipografia

Sem comentários:

Enviar um comentário